segunda-feira, 2 de março de 2015

Resiliência

(Resiliência ou resilência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns sub-materiais, de acumular energia, quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura).


"Era uma manhã como qualquer outra.
Era para ser uma manhã, como qualquer outra. 
Mas não era. E embora tudo se mantivesse o mesmo, era eu que estava mudando. Eu olhei para o penico e vi meus nojos ali. Salivava, o cheiro ardia meus olhos, mas eu arfava e sabia que o inominável estava prestes a me mudar. Minha mão tremia, eu não queria aquilo, sentia muita ânsia, mas eu peguei e pus na boca... Senti a pasta escorregar garganta abaixo e sabia que minha alma estava sendo perdida... O horror, dias antes de meu casamento, e eu estava condenada..." (Memórias do Kurote).


O Império de Ferro

Respondeu-se o pedido de Hida Hidekane com a presença de alguns samurais do salão do lírio. Dois anos de distância entre os encontros, muito havia transcorrido. Otomo Kasumi havia se casado com Shosuro Henzo, um fino ator que assumiria o manto dos Otomo. Doji Akira e Daidoji Shizuka também haviam saído do escorpião para ingressar no clã da Garça, Suzume Haruki também estava mais velho e sábio. Hida Norihime e Hida Go-Hibiki passaram muito tempo no interior das terras do caranguejo e viram todas as mudanças por lá.

Era um momento difícil para o caranguejo e para o império. Oradores do Sangue despontavam aqui e ali no mapa de Rokugan, conforme os atritos e revoltas civis atraíam a atenção da garça, do escorpião e das famílias imperiais. Mas o pior momento para aqueles membros do caranguejo ainda estava por vir.

O que torna os Akutsukai tão interessantes como antagonistas é justamente o que foi incorporado na personalidade Kiyohide; Antigo Kaiu Kiyohide, é filho do próprio Nikutai Kaiu Kiyotsuna. Ele foi criado no caranguejo, conhece cada canto, cada manobra e a forma de pensar. Ele, como todos os perdidos, são a encarnação da pior ameaça ao império de esmeralda: A corrupção.

Kiyohide nunca foi um traidor. Sua vontade sempre foi fiel aos ancestrais e as tradições. Porém, como bem é sabido, não foi apenas seu corpo deformado. Sua alma jaz presa em uma face retorcida anexa a um monstro, eternamente fadada a assistir de forma indefesa, cada atrocidade que a mente alienígena do nono kami puder conceber. 

Este é o Bloodspeaker Kiyohide: Ardiloso, mentiroso e disposto as maiores vilanias para disseminar "a sua doença" por todo o povo humano. Kiyohide contava com a ajuda do Kurote para conseguir cabelos e restos de unha e pele; material necessário para a feitura de um poderoso feitiço que o permitia possuir pessoas de mente fraca. Com este artifício, aproximou-se e ameaçou os membros do caranguejo em seu momento de maior necessidade. 

(O plano de Kiyohide foi contado, passo-a-passo e com detalhes para Hideki, antes mesmo de seu primeiro momento ser executado, se os jogadores do caranguejo por modo de curiosidade quiserem saber, podem me perguntar depois).  

Enfim, é isso que torna especialmente amargo o dever na muralha. As escolhas são duras e os erros fatais. A vigilância tem que ser total mesmo em momentos de marasmo. Mas, ao meio de tudo isso, a ideia do grande artífice era exposta, após algum nervosismo, e posta ao julgamento do salão do lírio.

Um belíssimo canhão adornado com imagens de Osano-Wo, chamado de Trovejante:

Kaiu Thunderer

Keywords: Siege, Cannon
Skill: Siege Weapons
Crew: 4
Range: 1,200 feet
DR: 10k10
Area: Thunderers fire explosive shells which detonate on impact, inflicting 5k5 to anything within twenty feet of the target.
Special: Fear 3. The Thunderer ignores all Reduction, including structural Reduction (when using the optional rules for siege engines). If at east one crew member on a Thunderer has Ranks in the Engineering skill, the Thunderer gains +1k0 to its attack roll.

Porém, apesar do canhão poder atravessar facilmente a armadura dos seres das terras sombrias, ele não pode atravessar a tradição do salão do lírio. Em meio a divisão de opiniões do clã da Garça, entre abraçar a novidade e a rejeitar em prol dos antigos caminhos, Suzume Haruki foi bem eloquente. O Pardal falou sobre como esta arma poderia mudar o rumo da história de Rokugan para pior. Seu custo e facilidade no uso poderiam se tornar elementos perigosos nas castas oprimidas. Poderiam abalar os pilares que sustentam o sistema de castas, pois na medida que a população simples passa a ter a capacidade de se defender, não mais precisa ficar sob o julgo dos samurais.

É assim então que o império de ferro era abortado. Inventos como a estrada de ferro e os incrementos na proteção da muralha eram prorrogadas indefinidamente. Rokugan permanecia fechada, tanto em portos quanto intelectualmente, para as novidades do munto exterior e criações como o canhão-de-mão nunca viriam a ser criadas.

Hand Cannon
Hand Cannon
Keywords: Large, Firearm, Heavy Weapon
Range: 20 feet
DR: 4k3
Price: 25 Koku
Special: The Hand-Cannon ignores Reduction from natural toughness. It can only be fired once. The Hand-Cannon can be wielded in melee as a Tetsubo. 

Enfim, Hida Hidekane recebe com amargor a notícia. Ele estava desapontado com os nobres de alta casta, que não aceitavam sua visão de mundo. Sua única alegria era saber que iria poder poupar todos os seus fiéis companheiros de um destino similar ao dele. Em uma pequena nota, escrita momentos antes de Hidekane vestir-se de branco para limpar sua honra diante de seu daimyo, ele roga.

"Aos meus Nikutai. A todos os Hohei.
Cinco fiéis mais cinquenta que dividiram esta jornada comigo.
Eu fiz o que fiz por todos vocês, por todos nós. Ao dividirem meu fardo entre todos, passaram a possuir minha grande admiração. A culpa de nada disso é sua, toda a culpa é apenas minha.

A minha sobrinha, Hida Norihime-san
Minha pequena, lembro do dia que vieste ao mundo e de suas gargalhadinhas. Lembro do seu pézinho minúsculo contra meu rosto e de toda a ternura que senti quando a abracei pela primeira vez. Fiquei feliz por seu pai ter sido herdeiro de terras produtivas e levado minha irmã, sua mãe, Hida Katsumi-sama e a pequena Norihime-chan para longe, muito longe da muralha e do seu horror.

Fiquei feliz por ter sido poupada de tudo isso. Pois amo minha família, amo minha irmã e amo minha sobrinha. Amei também meus filhos, mas estes não pude preservar. Agora, me entristeço profundamente ao saber que foi arrastada para minha sina. 

Minha pequena, nunca quis que ficasses em meu lugar. E meu fardo era demasiado pesado. Pedi demais de uma sobrinha a quem tanto amo. Este velho já está em sua jornada final. Já uso branco para limpar nosso nome da vergonha que fiz recair sobre nós. 

Eu gostaria de a abraçar mais uma vez e fingir que Hida Norihime-san é apenas um bebê, que está tudo bem, e que tudo ficará bem." 

Apesar de nada recair sobre os Nikutai, de fato, eles não pretendem deixar o ocorrido de lado, como previsto por Hidekane. Atualmente Kaiu Kiyotsuna lidera o grupo e possui todos os projetos do Trovejante. 

Hida Shigetsuna pretende caçar os Akutsukai. Afinal de contas, a muralha não é apenas um amontoado de pedras, a muralha é composta por samurais de verdade. E, até onde lhes consta, Hideki e o Pantera não fugiram ainda.

Hiruma Haruhisa porém pondera sobre a possibilidade de roubarem o canhão mesmo, o colocarem sobre rodas de carroça e o tirarem dali. E com a ajuda da liderança carismática de Kiyotsuna, fundar o próprio grupo ronin que poderia, facilmente, tomar uma pequena cidade.

(O pantera não irá se entregar facilmente, com certeza.)

Doji Akira, Daidoji Shizuka, Hida Go-Hibiki, Hida Norihime, Hideki, Kakita Katai, Kakita Ryuzaki e Suzume Haruki, 10xp













Nenhum comentário:

Postar um comentário