Honra

Honra


Essas regrinhas servem para deixarmos de lado a tabelinha de honra do livro. Não é costume da cultura oriental a dissociação de homem/função que nós ocidentais fazemos com tanta facilidade. O magistrado chega em casa após um longo dia de trabalho. Solta o Jitte sobre a mesa, o distintivo e coloca o daisho no suporte. Sua esposa chega perto dele e... "magistrado-sama". Ele é um magistrado, nunca "está" um magistrado. O samurai existe em sua função e é indissociável dela. Não existe feriado ou folga, nem descanso do dever. Enfim, ele não usa uma função (seja ela qual for) como uma máscara, ele se transforma na sua função.



Um amigo meu, que me proporcionou o primeiro contato com Legends, me disse algo interessante que me ajudou muito a interpretar o personagem. Uma espécie de "lei da não-decepção". Basicamente ela rege que cada profession serve um determinado aspecto da vida rokugani e não de outros. Cabe ao bushi seguir o bushido, cabe ao shugenja seguir o shugendo, por exemplo. Não é esperado que o cortesão lute, é esperado que ele tenha um campeão. Quando alguém age contrário ao que se espera dele, ocorre o desapontamento. Portanto um cortesão que é dado a lutas pode ser corajoso, mas é "feio", deselegante e não proporciona orgulho para sua escola. Afinal, ele não aprendeu a usar as palavras? Por que os punhos dele então que falam?

Um cortesão ou shugenja que por acaso fujam de um combate não deveriam perder honra, não é dado a eles este tipo de virtude na mesma intensidade que o bushi. A coragem neles é representada pelo que eles fazem de melhor. O cortesão não deve fugir da corte. Mas já um bushi que se prepara para falar em público pode se dar ao luxo de tentar esquivar-se desta oportunidade.

Eu sei que no card game existem personagens que são ao mesmo tempo uma coisa e outra (cortesão/bushi), mas isso não vai nos pertencer no universo de jogo. Todo aquele que porta armas (principalmente o daisho) é automaticamente considerado Bushi. E apesar do que alguns narradores fazem e algumas histórias comentam, não existe o caso de que alguém seja "obrigado a deixar o daisho para trás". Não acho que pertença ao espírito do cenário abandonar os ancestrais mesmo que temporariamente.

Como aqui a maioria é bushi, irei deixar o Bushido "relativizado". Isso quer dizer que algumas coisas são mais importantes para alguns clãs do que para outros. Ou seja. Uma garça grosseira perde tanta honra quanto um caranguejo covarde ou um leão mentiroso.

Honra em Rokugan é tanto uma confiança pessoal quando um cumprimento da expectativa social. Em geral o povo de Rokugan entende o Escorpião como um clã de subterfúgios, eles podem tolerar um Escorpião que se esconde, ataca pelas costas ou tem planos escusos dentro de outros planos. Nada disso é bonito mas é esperado, previsível até e portanto tolerado (de certa forma) pelos próprios samurais do Escorpião, que se permitem então esconder, enganar, etc.

Por outro lado, espera-se que a Garça seja o epitome da educação e cortesia, basicamente eles definem a cortesia para o resto do Império. Todo mundo nota quando uma Garça é deselegante, isso causa vergonha e perda de honra. Mesmo que ninguém esteja olhando o samurai sabe que faltou com a cortesia e sente vergonha. A vergonha se relaciona fortemente a perda de honra.



Os Rokuganis visam a perfeição, ainda que cada clã tenha seu ideal de perfeição, eles não gostam de samurais tortos bagunçando as virtudes nas quais acreditam e dão um tratamento especial para esses: "Ignore". Os rokuganis evitam falar sobre as atitudes erradas dos demais (o fazem se necessário) o que ajuda a manter a aparência e sensação de perfeição. A contra mão disso é, se um samurai erra os outros param de falar sobre ele, não falam sobre o erro mas também não falam sobre acertos anteriores (evitando que o assunto chegue ao erro). A Glória é justamente a fama, o quão bem falado, é um samurai. Se ninguém fala bem, sua glória cai.
Perda de honra sempre vem com perda de glória. Nem sempre perder glória significa perder honra.

Se por ventura vierem a falar mal é possível ganhar infâmia. A infâmia pode deixar um samurai "famoso" em ciclos inapropriados, ou indesejáveis (viciados, traficantes, kolat, etc)

Segue uma lista com as virtudes priorizadas por cada clã. Os clãs não sequem todos a mesma escala. Os clãs mais rígidos como a Garça ou o Leão podem perder Honra para qualquer virtude, enquanto o Caranguejo e o Unicórnio dificilmente perderão algo por sua falta de Cortesia ou Compaixão.

Crab: Coragem (Yu), Lealdade (Chugo), Honra (Meyo), Sinceridade (Makoto), Honestidade e Justiça (Gi), Compaixão (Jin), Cortesia (Rei)

Crane: Cortesia (Rei), Sinceridade (Makoto), Honestidade e Justiça (Gi), Honra (Meyo), Lealdade (Chugo), Compaixão (Jin), Coragem (Yu)

Dragon: Compaixão (Jin), Sinceridade (Makoto), Honra (Meyo), Cortesia (Rei), Coragem (Yu), Lealdade (Chugo), Honestidade e Justiça (Gi)

Lion: Honra (Meyo), Coragem (Yu), Sinceridade (Makoto), Lealdade (Chugo), Honestidade e Justiça (Gi), Compaixão (Jin), Cortesia (Rei)

Phoenix: Sinceridade (Makoto), Compaixão (Jin), Honra (Meyo), Cortesia (Rei), Coragem (Jin), Honestidade e Justiça (Gi), Lealdade (Chugo)

Scorpion: Lealdade (Chugo), Sinceridade (Makoto), Honra (Meyo), Cortesia (Rei),..., Coragem (Yu), Honestidade e Justiça (Gi), Compaixão (Jin)

Unicorn: Honestidade e Justiça (Gi), Coragem (Yu), Honra (Meyo), Sinceridade (Makoto), Lealdade (Chugo), Cortesia (Rei), Compaixão (Jin)


Descrição das virtudes (oficial):


Gi- Honestidade e Justiça: Deixe as mentiras de lado, honestidade e justiça não são questões a serem debatidas. Existe apenas verdade e falsidade, justiça e injustiça.

Rei- Cortesia: O samurai não é um bruto ou assassino. Ele deve tratar a todos, inclusive os inimigos, com cortesia.

Yu- Coragem: Só o medo da morte pode destruir a vida, o samurai substitui isso pelo entendimento do perigo.

Meyo- Honra: Elogios e criticas não definem a honra, o samurai guarda seus julgamentos para si mesmo.

Jin- Compaixão: Assim como o heimin não planta apenas para si o bushi não luta apenas por si mesmo. Um samurai se envolve em proteger os outros.

Makoto- Sinceridade completa: As palavras e ações de um samurai são a mesma coisa. Fazer uma promessa seria redundância.

Chugo- Dever e Lealdade: Ações e consequências definem os que agem. A lealdade do samurai por aqueles que ele guarda é inabalável.

Além desses existem outras questões que podem abalar a honra do samurai, como manter a face, preservar a face de um superior, vergonha, etc.

(retirado de: http://gustyfox.proboards.com/thread/87/honra-gl-ria )




Nenhum comentário:

Postar um comentário