Clãs Maiores

No sexto século os Clãs Maiores presentes em Rokugan são:


Crab, os defensores ao sul e os contentores da ameaça ancestral, o maior inimigo, as Shadowlands. São os guardiões da grande Muralha que separa o Império de uma terra de maldições, horrores, doenças e loucura. Enquanto a maior parte dos samurais do Crab dá a vida para defender a Muralha alguns poucos representam o clã pelo Império mostrando modos rústicos de uma vida de batalhas trágicas. Valorizam a força e a coragem e tem pouco apreço por refinamentos. Na politica acreditam que o poder deve estar na mão do mais forte, pois a força conquista esse direito.
As famílias Hiruma, Kaiu e Kuni servem em reconhecimento a força dos Hida, enquanto os Yasuki dizem fazer o mesmo. Em 509 Hida Oshu assume como Campeão do Crab e Daimyo da família Hida.


Crane é conhecido através dos séculos como a mão esquerda do Imperador, são responsáveis por manter o equilibrio e a integridade do Império e cuidar da sociedade e dos bons costumes em geral. São conhecedores da política e diplomacia e amplamente referênciados como habeis duelistas e como mestres da corte, obtendo o respeito mas também o ressentimento decorrentes dessas posições. 
Sua tarefa é perseguir a perfeição e isso parece ter sido incorporado a alma do clã. São civilizadores, conta-se que Lady Doji ensinou a escrita aos Rokugani e o Crane fez poesia, teatro, contos e uma longa tradição de arte e beleza.
As quatro famílias do Crane, Doji, Daidoji, Kakita e Asahina parecem se articular em equilibrio e simbiose perfeitos sob a liderança harmonica da campeã Doji Hejiko (a partir de 510), como se espera do clã.


Enigmaticos e misteriosos, os samurais do Dragon tem trilhado seu próprio caminho desde o surgimento do Império. São mais individualistas, e até mais solitários, e menos preocupados com bens materiais que os outos clãs. Um comportamento adequado ao clã cuja a missão ancestral é observar e registrar a história de Rokugan. O Dragão tem muito em comum com os monges da Irmandade de Shinsei, apesar da grande variedade entre individuos e famílias. 
As famílias Mirumoto e Togashi dispõe de considerável poder sobre o clã, enquanto as famílias Kitsuki e Agasha simplesmente parecem achar-se confortavéis entre as crenças do Dragão.
Togashi Hiwata é o campeão do Dragão a partir de 527, embora o verdadeiro poder do clã esteja nas mãos de Mirumoto Jatsunubo, Daimyo Mirumoto.


Lion é reconhecido como a mão direita do Imperador, a mão da espada, os defensores do Imperador e de suas terras, mesmo que eventualmente a familia Seppun e as Legiões Imperiais ganhem acesso a mesma tarefa.
O Leão é militarista, metódico e possui o maior exército do mundo conhecido, bem como os meios para comanda-lo. Eles são temidos por suas proezas de batalha e estrategias de combate sem nunca se perderem de suas rigidas concepções de honra e retidão. São o epitome do bushido e espera-se que sejam o exemplos de valor. Reverenciam os ancestrais tal qual fortunas e mantem distância de outros aspectos religiosos e do shintao.
Tem a missão de lutar e defender o Imperio e o Imperador, e o farão cegamente e a qualquer custo sempre que chegar a hora. Akodo Kento é o campeão do Leão a partir de 518.


Quando se fala sobre shugenja ha um consenso no Império; o Phoenix possúi o maior número de shugenjas e frequentemente possui também os mais poderosos. Os descendentes da tribo Isawa parecem ter um talento nato para comandar poderes misticos e esse talento se distribuíu ao longo das fileiras do Phoenix, aqueles que não tem a abilidade de lidar com os kamis juram proteger os que tem, e o fazem a qualquer custo. O Phoenix é um clã de habitos modestos e organização incomum, conta-se que seu fundador, Shiba-no-kami se ajoelhou para o mortal Isawa e esse evento se faz notar na politica do clã, tendem a preferir a diplomacia, são inteligentes mas não isolacionistas como o Dragão mas ainda assim dispões de poucos cortesões.
Algumas tensões remanescem entre as famílias Isawa e Shiba enquanto os Asako tentam concilia-los, o clã é liderado por um conselho de shugenjas, os Elemental Masters e resta a Shiba Tatsuo a posição de campeão, apenas para cumprir formalidades requeridas pelo Império.


Durante a formação do Império o Scorpion recebeu duas missões sagradas. A primeira; garantir a segurança dos Black Scrolls onde encontrava-se preso o poder de Fu Leng. A segunda; ser o antagonista contra o qual os demais clãs poderiam se unir, para que nunca se unissem contra o Imperador. Nessa ultima o Escorpiçao encontrou sua excelência e seus membros são facilmente considerados maliciosos e indignos de confiança. São conhecidos, apenas entre eles mesmos, como a mão oculta, a que se suja para que nenhuma das outras precise faze-lo.
As familias do Escorpião se envolvem em superstições e misticismo e, com excessão da familia Yogo, parecem bem próximas umas das outras.
Frequentemente chamado de Senhor do Segredos, o campeão e Daimyo do Escorpião é, a partir de 510, Bayushi Rikoji.

Nenhum comentário:

Postar um comentário