Muralha em 520


Introdução:

Hida Hidekane é conhecido pelo seu espírito inventivo e pela vontade que tem de servir o império. Criador de clássicos como “Carimbinho”, uma pesada marreta que tem uma gravação em alto relevo o nome do Bushi, facilitando assim contar “quem matou o que com quantos golpes. 

Apesar de ser um inventor por natureza, Hidekane foi mais que isso, ele foi um fiel defensor de Rokugan. E com isso vieram as perdas; sua saúde, seu tempo, sua vida em dedicação a um ideal. Mas pior que isso, foi o sacrifício de sua família, mulher e filhos, na luta contra as terras sombrias.

O que ocorre é que o caranguejo inventor puxa todas as cartas de sua manga em uma manobra política, cobra todos os seus favores, e investe, pesadamente, seu nome e recursos, na tentativa de algariar o favor do salão do lírio. 

Por isso que a seguinte carta chega até vocês e é aceita por Miya Masahiro. Nesta aventura, nossos heróis vão viajar até as inóspitas terras do sul, acompanhando o cortejo do salão do lírio, cujo intento é fornecer documentos e relatórios sobre um suposto invento de Hida Hidekane e voltar para a cidade imperial.

Este relatório, derivado deste jogo, pode possivelmente mudar a face de Rokugan para sempre.



Carta de Hida Hidekane


Prezado Miya Masahiro-sama, Magistrado Imperial, cortesão-mestre do salão do lírio.
Prezada Otomo Kasumi-sama, Magistrado Imperial, shugenja do salão do lírio e sábia interprete.
Prezado Seppun Nobue-sama, Magisrtado Imperial, Magistrado Esmeralda, guerreiro nobre de alta estirpe
Prezados os egressos do lírio, cortesões, bushis, nobres servos deste império que tanto amo.

Por favor, leiam minhas palavras.
Entendam meu sentimento
Compreendam o significado que busco exprimir, de forma humilde, nestas linhas.

Primeiramente eu devo dizer que amo meu império, amo meu clã. amo minha família. Tudo em nome do caranguejo, e seria pouco, ainda, para exprimir a vontade que tenho de erguer meus ancestrais. Depois devo dizer que já estou de olhar atento, salva-guardando vidas rokuganis sem me importar as consequências, por mais de quarenta anos. Vi as sombras arrastarem minha esposa e meus três filhos. Me sento em uma mesa vazia e olho seus retratos sempre pedindo “Olhem por mim, amados meus, minha família, pois logo me juntarei a vocês”.

Durante a minha vida eu persegui o ideal de servir meu império na melhor forma possível. Esta forma é corajosa, desapegada e forte. Esta carta é corajosa, desapegada e forte, tal como a minha ideia de servir o império. Pois entendo que com o surgimento do terrível feiticeiro Yushiban e seus oráculos de sangue entre o povo; percebi a estranha faceta das terras sombrias e daquele que não deve ser nomeado: A adaptação. Nosso inimigo muda e se transforma, eternamente nos ameaçado com suas vicissitudes primevais. Como um ladrão que tenta descobrir o código de uma fechadura, mudando de tática momento após momento até encontrar uma brecha. Enquanto isso nós estamos ancorados nas tradições dos antigos.

Eu me recuso a aceitar que seja assim a correta interpretação dos eventos. Eu não estou preso aos que os que vieram antes fizeram, eu não apenas copio, eu vou além. Eu me inspiro nos meus antigos, nos meus mestres e faço como eles fizeram, penso de forma criativa e inventiva, desenvolvo e vou além da técnica. Eu desbravo novas ideias na espectativa humilde de servir.

Pois agora peço o entendimento. Diz o Deus fundador do Leão, cujo nome é famoso, que aquele que só se defende, sem poder atacar, está fadado a derrota. E, sabendo disso, eu pretendo não apenas defender meu império das terras sombrias.

Eu pretendo vencer as terras sombrias. Eu pretendo vencer de forma tão fulminante que ninguém ousará erguer bandeiras contra este estado dos céus. Ofereço humildemente minha maior força neste intento, que seria minha mente. Pretendo mudar a guerra, por mudando a forma com que as batalhas são lutadas, ao mesmo tempo aliando as antigas tradições com o primor da estratégia como previsto pelos nossos ancestrais.

Por isso, convido os dignatários do salão do lírio para me visitarem em uma parte da muralha do carpinteiro. Onde a segurança é reforçada de uma forma nunca antes vista, onde viso mudar a face da guerra. Na torre do golpe de cobra, perto da cidade de “ultima chance”. 

Aqui encontrarão minha visão do futuro, que oferto através de meus inventos. E no peso dos seus pincéis estará a responsabilidade de continuar meu trabalho e salvar vidas.

Aqui também promulgo e registro o Termo de Responsabilidade: Eu Hida Hidekane, sou o único responsável caso meu trabalho seja considerado inadequado de qualquer maneira. Sendo o único a sofrer qualquer tipo de punição, reprimenda ou castigo. 

Caso meu trabalho seja reconhecido como positivo para Rokugan, quero dizer que nada disso teria sido possível sem a ajuda de meus cinco Nikutais fiéis que merecem toda à glória. Kaiu Kiyotsuna-sama, incrível em tudo o que faz, amigo pessoal. Hiruma Haruhisa-sama, sempre oferecendo as críticas mais inusitadas de coração sincero; Hida Shigetsuna-sama, a quem eu entendo como filho; Kuni Hakuseki-sama, que impressiona com sua lealdade apesar de pouco tempo de serviço e Hida Yoshikage-sama, quem eu gostaria de ter preservado mais durante estes anos.

Sem mais, peço que aceitem meu convide e venham decidir se minhas maneiras merecem confiança. Humildemente ofereço o que telho de melhor para todos, e espero meu julgamento de braços abertos e sem ressalvas.


Grato
Hida Hidekane


(Carta em Anexo, com uma caligrafia mais rude)


Caros Dignatários do Salão do Lírio.

Sou o Chui Hida Tadakatsu.

Afastei Hida Hidekane-san de seu segmento de muralha.

Hida Hidekane-san está sob investigação.

Hida Hidekane-san não é mais Gunso.

Hida Norihime-san é sobrinha de Hida Hidekane-san e agora o substitui.

O Magistrado Hida Hoitame-sama me obrigou a encaminhar a carta de Hida Hidekane-san.

Não posso dizer minha opinião a respeito da carta.

Não posso dizer minha opinião a respeito de Hida Hidekane-san.

A Muralha é perigosa.

O Magistrado me obriga a dizer que tudo está seguro.

O Magistrado nunca esteve na muralha.

Chui Hida Tadakatsu.

Eternamente Vigilante.



Resolução


(Resiliência ou resilência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns sub-materiais, de acumular energia, quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura).


"Era uma manhã como qualquer outra.
Era para ser uma manhã, como qualquer outra. 
Mas não era. E embora tudo se mantivesse o mesmo, era eu que estava mudando. Eu olhei para o penico e vi meus nojos ali. Salivava, o cheiro ardia meus olhos, mas eu arfava e sabia que o inominável estava prestes a me mudar. Minha mão tremia, eu não queria aquilo, sentia muita ânsia, mas eu peguei e pus na boca... Senti a pasta escorregar garganta abaixo e sabia que minha alma estava sendo perdida... O horror, dias antes de meu casamento, e eu estava condenada..." (Memórias do Kurote).


O Império de Ferro

Respondeu-se o pedido de Hida Hidekane com a presença de alguns samurais do salão do lírio. Dois anos de distância entre os encontros, muito havia transcorrido. Otomo Kasumi havia se casado com Shosuro Henzo, um fino ator que assumiria o manto dos Otomo. Doji Akira e Daidoji Shizuka também haviam saído do escorpião para ingressar no clã da Garça, Suzume Haruki também estava mais velho e sábio. Hida Norihime e Hida Go-Hibiki passaram muito tempo no interior das terras do caranguejo e viram todas as mudanças por lá.

Era um momento difícil para o caranguejo e para o império. Oradores do Sangue despontavam aqui e ali no mapa de Rokugan, conforme os atritos e revoltas civis atraíam a atenção da garça, do escorpião e das famílias imperiais. Mas o pior momento para aqueles membros do caranguejo ainda estava por vir.

O que torna os Akutsukai tão interessantes como antagonistas é justamente o que foi incorporado na personalidade Kiyohide; Antigo Kaiu Kiyohide, é filho do próprio Nikutai Kaiu Kiyotsuna. Ele foi criado no caranguejo, conhece cada canto, cada manobra e a forma de pensar. Ele, como todos os perdidos, são a encarnação da pior ameaça ao império de esmeralda: A corrupção.

Kiyohide nunca foi um traidor. Sua vontade sempre foi fiel aos ancestrais e as tradições. Porém, como bem é sabido, não foi apenas seu corpo deformado. Sua alma jaz presa em uma face retorcida anexa a um monstro, eternamente fadada a assistir de forma indefesa, cada atrocidade que a mente alienígena do nono kami puder conceber. 

Este é o Bloodspeaker Kiyohide: Ardiloso, mentiroso e disposto as maiores vilanias para disseminar "a sua doença" por todo o povo humano. Kiyohide contava com a ajuda do Kurote para conseguir cabelos e restos de unha e pele; material necessário para a feitura de um poderoso feitiço que o permitia possuir pessoas de mente fraca. Com este artifício, aproximou-se e ameaçou os membros do caranguejo em seu momento de maior necessidade. 

(O plano de Kiyohide foi contado, passo-a-passo e com detalhes para Hideki, antes mesmo de seu primeiro momento ser executado, se os jogadores do caranguejo por modo de curiosidade quiserem saber, podem me perguntar depois).  

Enfim, é isso que torna especialmente amargo o dever na muralha. As escolhas são duras e os erros fatais. A vigilância tem que ser total mesmo em momentos de marasmo. Mas, ao meio de tudo isso, a ideia do grande artífice era exposta, após algum nervosismo, e posta ao julgamento do salão do lírio.

Um belíssimo canhão adornado com imagens de Osano-Wo, chamado de Trovejante:

Kaiu Thunderer

Keywords: Siege, Cannon
Skill: Siege Weapons
Crew: 4
Range: 1,200 feet
DR: 10k10
Area: Thunderers fire explosive shells which detonate on impact, inflicting 5k5 to anything within twenty feet of the target.
Special: Fear 3. The Thunderer ignores all Reduction, including structural Reduction (when using the optional rules for siege engines). If at east one crew member on a Thunderer has Ranks in the Engineering skill, the Thunderer gains +1k0 to its attack roll.

Porém, apesar do canhão poder atravessar facilmente a armadura dos seres das terras sombrias, ele não pode atravessar a tradição do salão do lírio. Em meio a divisão de opiniões do clã da Garça, entre abraçar a novidade e a rejeitar em prol dos antigos caminhos, Suzume Haruki foi bem eloquente. O Pardal falou sobre como esta arma poderia mudar o rumo da história de Rokugan para pior. Seu custo e facilidade no uso poderiam se tornar elementos perigosos nas castas oprimidas. Poderiam abalar os pilares que sustentam o sistema de castas, pois na medida que a população simples passa a ter a capacidade de se defender, não mais precisa ficar sob o julgo dos samurais.

É assim então que o império de ferro era abortado. Inventos como a estrada de ferro e os incrementos na proteção da muralha eram prorrogadas indefinidamente. Rokugan permanecia fechada, tanto em portos quanto intelectualmente, para as novidades do munto exterior e criações como o canhão-de-mão nunca viriam a ser criadas.

Hand Cannon
Hand Cannon
Keywords: Large, Firearm, Heavy Weapon
Range: 20 feet
DR: 4k3
Price: 25 Koku
Special: The Hand-Cannon ignores Reduction from natural toughness. It can only be fired once. The Hand-Cannon can be wielded in melee as a Tetsubo. 

Enfim, Hida Hidekane recebe com amargor a notícia. Ele estava desapontado com os nobres de alta casta, que não aceitavam sua visão de mundo. Sua única alegria era saber que iria poder poupar todos os seus fiéis companheiros de um destino similar ao dele. Em uma pequena nota, escrita momentos antes de Hidekane vestir-se de branco para limpar sua honra diante de seu daimyo, ele roga.

"Aos meus Nikutai. A todos os Hohei.
Cinco fiéis mais cinquenta que dividiram esta jornada comigo.
Eu fiz o que fiz por todos vocês, por todos nós. Ao dividirem meu fardo entre todos, passaram a possuir minha grande admiração. A culpa de nada disso é sua, toda a culpa é apenas minha.

A minha sobrinha, Hida Norihime-san
Minha pequena, lembro do dia que vieste ao mundo e de suas gargalhadinhas. Lembro do seu pézinho minúsculo contra meu rosto e de toda a ternura que senti quando a abracei pela primeira vez. Fiquei feliz por seu pai ter sido herdeiro de terras produtivas e levado minha irmã, sua mãe, Hida Katsumi-sama e a pequena Norihime-chan para longe, muito longe da muralha e do seu horror.

Fiquei feliz por ter sido poupada de tudo isso. Pois amo minha família, amo minha irmã e amo minha sobrinha. Amei também meus filhos, mas estes não pude preservar. Agora, me entristeço profundamente ao saber que foi arrastada para minha sina. 

Minha pequena, nunca quis que ficasses em meu lugar. E meu fardo era demasiado pesado. Pedi demais de uma sobrinha a quem tanto amo. Este velho já está em sua jornada final. Já uso branco para limpar nosso nome da vergonha que fiz recair sobre nós. 

Eu gostaria de a abraçar mais uma vez e fingir que Hida Norihime-san é apenas um bebê, que está tudo bem, e que tudo ficará bem." 

Apesar de nada recair sobre os Nikutai, de fato, eles não pretendem deixar o ocorrido de lado, como previsto por Hidekane. Atualmente Kaiu Kiyotsuna lidera o grupo e possui todos os projetos do Trovejante. 

Hida Shigetsuna pretende caçar os Akutsukai. Afinal de contas, a muralha não é apenas um amontoado de pedras, a muralha é composta por samurais de verdade. E, até onde lhes consta, Hideki e o Pantera não fugiram ainda.

Hiruma Haruhisa porém pondera sobre a possibilidade de roubarem o canhão mesmo, o colocarem sobre rodas de carroça e o tirarem dali. E com a ajuda da liderança carismática de Kiyotsuna, fundar o próprio grupo ronin que poderia, facilmente, tomar uma pequena cidade.

(O pantera não irá se entregar facilmente, com certeza.)












Nenhum comentário:

Postar um comentário