Regras de Corte

Regras na Corte


Estas regras foram pensadas em um tripé muito especial de objetivos nos quais se apoiam. Este tríplice objetivo pode parecer pretensioso e ousado à princípio, portanto eu conto com a colaboração de todos. Colegas de jogo e observadores para tentar as melhorar e afinar a ponto de criar um conjunto interessante e dinâmico que possa ser usado em outros jogos.

Os princípios que esta regra visa são: 
  • Não se meter na interpretação do personagem. Sem trocar um jogo de rpg por um jogo de tabuleiros ou azar.
  • Fornecer um registro claro aos jogadores do que está acontecendo, de quais são suas opções de estratégia
  • Decidir de forma justa, clara e imparcial um problema qualquer.

Status


Primeiro precisamos de algum atributo que seja pertencente a um clã que marque o quanto poder político ele possui. Alguma coisa que genericamente represente suas alianças, conquistas e realizações. Vamos chamar este atributo de "Status". Status significa "estado de algo" ou "situação" e aqui vai representar o prestígio associado a um clã em particular.

Quanto maior o número associado ao atributo "Status", maior o poderio na corte que um determinado clã possui. 

Como vamos testar este sistema pela primeira vez, na corte de Inverno de 518, o Status de todos os clãs será igual a zero. Estão todos mais ou menos em equivalente importância, e, apesar de isso não ser exatamente realista pois são mais de quinhentos anos de história, é justo para este momento.

Ganhando e perdendo Influência (Status)

O primeiro momento que o personagem adentra uma corte apresenta a primeira oportunidade de ganhar o status inicial para seu clã. Dependendo de sua postura, das roupas que usa, dos cumprimentos apropriados e de sua apresentação, poderá ganhar Status para o clã e glórias para o personagem.

Entrando na corte: Teste de Etiqueta + Awareness, Free raises baseados na interpretação. O resultado final dá o Status para o clã)

Apresentação: Uma boa forma de ganhar Status rápido com baixo custo é fazer uma bela demonstração artística. Isso chama muito à atenção nestes momentos tensos e dá destaque aos clãs que se dedicarem ao refinamento.

Apresentação de High Skill = TN em pontos de Status
Apresentação de Bugei Skill = TN/5 em pontos de Status
Apresentação de Low Skill = Atestado de loucura e Seppuku aprovado.

Testes Contestados: Quando duas opiniões forem diferentes e os argumentos começarem a voar, se mostrará o real poder do cortesão. A dificuldade do teste (TN) será adicionada ao clã do melhor cortesão ganhador do teste. E será diminuída de todos os clãs cujos cortesões foram vencidos.

O maior ganhador do teste soma a TN no status do clã
Todos os perdedores, de opinião contrária, perdem a TN no status do clã.

Ou seja, quanto maior a TN, mais polêmico o assunto e mais ele vale em pontos.

Trocando Favores: Cada clã recebeu uma carta com insumos produzidos e necessidades do clã. Como o comércio é visto como vulgar e deprimente, os clãs aproveitam a corte para se presentearem, formarem alianças e conseguirem status ao oferecerem os frutos de suas terras.

Para cada 1 koku em presente dado = +1 ponto de Status
Para cada 1 koku de presente recebido = -1 ponto de Status

Ou seja, você ganha status ao presentear e perde ao aceitar. Este ponto é importante porque os personagens precisam balancear o atributo Status sem arruinar o seu clã, então "quando" você dá o presente é quase tão importante de "para quem" você o dá.

Muito cuidado aqui! Embora dar coisas aumente sim o seu status, você está acabando com os recursos do seu clã que estavam armazenados e foram confiados a você pelo seu Daimyo. Estes recursos podem ser necessários no futuro!

Quem você presenteia e de quem recebe presentes fica registrado e estes são os fundamentos de uma aliança. Então cuidado de quem você se aproxima. 

Usando o Status


A corte é um ambiente formal, solene, onde os assuntos são debatidos de forma oficial e de lá sai um documento com as resoluções daquela corte. Sempre que um problema é anunciado como assunto de uma corte e debatido, seu resultado é registrado.

Quando não houver consenso, e dois cortesões discutirem o assunto, eles vão falar suas opiniões do que deveria ser feito.

A opinião do cortesão cujo clã tiver mais status ganha. 

Ou seja, é capaz que um cortesão seja melhor retórico (ganhando status), que vários os apoiem, mas mesmo assim a causa ser perdida. E aquele cortesão que perde status por se expressar mal, acabar levando a discussão. 

Pois não se trata tanto de convencer, nem de votar, mas sim de representar a vontade do clã. Não é o cortesão que ganha a conversa, é o poderio de um clã todo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário